Nem sempre é fácil manter a casa toda arrumada, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, muitas vezes, roupas – que deveriam estar dentro do closet – acabam parando em cadeiras da sala; bolsas, em cima do sofá; os brinquedos das crianças, no chão…Entretanto, é fato também que a maioria das pessoas gosta de viver em um ambiente bem organizado. Por isso, sempre que possível, se esforça para “dar uma ajeitadinha” na casa.
Mas, como nem sempre é possível dedicar horas à limpeza e à organização da casa, uma limpeza rápida acaba sendo uma ótima pedida!
, uma limpeza rápida (em que se gasta cerca de 15 minutos em cada cômodo) é indicada para pessoas que não têm muito tempo, trabalham fora ou têm uma ocupação (como cuidar das crianças, por exemplo) – o que, geralmente, não permite que se faça uma faxina mais longa e detalhada.
Ainda de acordo com a personal organizer, uma limpeza de 15 minutos é uma ótima alternativa para quando você fica sabendo que vai receber uma visita, “de última hora”, e não estava “preparada” para isto. Abaixo, Claudia ensina como fazer uma limpeza de 15 minutos nos principais cômodos da casa:
Limpeza de 15 minutos para a sala
- Recolha a bagunça: sapatos, roupas, brinquedos, copos usados e outras coisas que não pertencem à sala.
- Coloque as coisas no lugar: almofadas, chave de carro, bolsa etc.
- Com tudo no lugar, pode-se iniciar a limpeza, que deve ser feita de cima para baixo, ou seja, primeiro os móveis, depois o chão.
- Tire o pó dos móveis: você pode usar uma flanela, um pano de microfibra ou qualquer tecido macio. Você pode usar seco ou com o produto de costume (dependendo do tipo de móvel).
- Para limpar o chão, você pode varrer, passar aspirador de pó ou até mesmo usar vassoura MOP.
- Se optar por varrer ou passar um aspirador de pó, você terá que passar um pano úmido com o produto adequado para cada tipo de piso. (Se usar a MOP úmida, ela já ‘agarra’ a sujeira e faz o serviço da vassoura e pano juntos).
Limpeza de 15 minutos para a cozinha
- O primeiro passo na cozinha é lavar a louça. Se tiver muita louça, opte por lavar os pratos, copos e talheres.
- Depois, lave os plásticos e panelas. Se não der tempo de lavar tudo, você pode esconder alguma coisa no forno. (Mas não vale esquecer lá depois!).
- Deixe a pia limpa.
- Limpe o fogão. Se estiver muito sujo e não for possível retirar todas as peças para lavar, pelo menos tire a sujeira “grossa”.
- Chão de cozinha não tem jeito: tem que lavar! Mas, quando não é possível, um pano bastante úmido já ajuda. Passe um pano bastante molhado primeiro e depois um mais seco.
- Limpe a sujeira muito aparente nas portas dos armários, na porta da geladeira, nos azulejos com uma bucha ou pano úmido, sempre com o produto adequado para o tipo de superfície.